segunda-feira, fevereiro 28, 2005

O frasco de maionese e café

Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe.
A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que sim.

O professor tomou então uma caixa de fósforos e a vazou dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que sim.

Logo, o professor pegou uma caixa de areia e a vazou dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o prof. questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um sim retumbante.

O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião.
Quando os risos terminaram, o professor comentou:
- Quero que percebam que este frasco é a vida! As bolas de golfe são as coisas importantes, como Deus, a família, os filhos, a saúde, os amigos, as coisas que te apaixonam. São coisas que mesmo que perdesses tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia.
Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc.
A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a
vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes.

Presta atenção às coisas que realmente importam. Estabelece as tuas prioridades, e o resto é só areia. Um dos estudantes levantou a mão e perguntou:
- Então e o que representa o café? O prof. sorriu e disse:
- Ainda bem que perguntas! Isso é só para mostrar que, por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, sempre há lugar para tomar um café com um amigo. Quando as coisas da vida te parecerem demasiadas, lembra-te do frasco de maionese e café.

(Enviado por email pela minha amiga Patrícia Barros)

2 comentários:

Anónimo disse...

Como este texto é verdade!

As coisas mais importantes são aquelas que devemos dar atenção; infelizmente por vezes trocamos as nossas prioridades... O que é uma pena...

Na minha opinião existem três coisas muito importantes, que nunca deveriamos esquecer:

1.º Deus
2.º Família
3.º Amigos (verdadeiros)

Vilma disse...

Já conhecia este texto mas é sempre bom revÊ-lo.... não o conhecia assim, acho que este ainda está mais giro por causa do toque do café!!! Boa!